Essas operações jé são realidade em 3 dos melhores hospitais privados de São Paulo (Albert Einstein, o Sírio-Libanês e o Oswald Cruz) e também para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Rio de Janeiro. Esses robôs são a segunda gerações robóticas a entrar no país e poderá até tornar mais seguras as operações! O Sistema Da Vinci.
Criado com fundos do Departamento de Defesa norte-americano como alternativa para operações a distância, o sistema possui 2 componentes:
1- uma mesa de operação com o robô, composto por 4 braços poliarticulados, com flexibilidade de 360 graus e movimentos precisos. Na ponta de um braço, há uma câmera que emite imagens em 3D. Os outros braços manipulam pinças cirúrgicas, movimentadas pela máquina que reproduzem os movimentos das mãos do cirurgião.
O Cirurgião trabalha em um console, comandando os braços do robô por controles manuais e câmeras com pedais |
Extração de próstata filmada em 3D pela câmera do Da Vinci |
Mesmo que o médico faça um movimento brusco, o robô "entende" que o gesto não deveria ser feito e evita lesões.
Atualmente há mais de 2 mil robôs-cirúrgicos em operação no mundo, todos utilizando o sistema Da Vinci. Essa realidade deverá mudar em cinco anos, quando o Canadá, o Japão, e a Alemanha lançarem novos modelos...
A máquina está provocando uma verdadeira revolução na cirurgia. Sua utilização implica superar vários desafios, entre os quais o rápido e constante aprendizado de novas técnicas e tecnologias!
\0/ !!! waw..!!! A matéria fez jus ao titulo do blog, muito interessante mesmo o cirurgião Da Vinci.
ResponderExcluirEspero que o Brasil tome exemplos como esse e parar de engatinhar na área da Tecnologia.
Sim! sim!
Excluiro Brasil já tem alguns Da Vinci atuando em algumas cirurgias! Mas por enquanto..só nas grandes capitais... esperamos que chegue logo para o restante do país,..seria talvez uma avanço para a medicina? ou tecnologia?
obrigado Aguinaldo!
COmo a tecnologia está avançando!
ResponderExcluiresses são os bons resultados. seria bom se ela alcançasse todos os hospitais